Aviso à População n.º 5: PRECIPITAÇÃO, NEVE e VENTO

Situação Meteorológica:

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), realizado hoje no Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil (CNEPC) da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), e de acordo com a informação meteorológica disponibilizada prevê-se, um agravamento das condições meteorológicas, salientando-se:

• Queda de neve persistente e com acumulação acima dos 800/1000 m, nas regiões do Norte e Centro, com acumulados que podem exceder os 5 cm.

• Precipitação, pontualmente forte.

• Durante a tarde e noite de domingo (7abr), precipitação persistente, com acumulados até 20-30 mm/6h. Condições de instabilidade com ocorrência de aguaceiros que podem ser de granizo e acompanhados de trovoada.

• Formação de gelo nos níveis mais baixos durante a noite e durante o dia em zonas mais sombrias.

• Amanhã e domingo, vento forte de quadrante oeste, com rajadas até 70 km/h, nas terras altas.

Acompanhe as previsões meteorológicas em www.ipma.pt

Efeitos Expectáveis:

Face à situação acima descrita, poderão ocorrer os seguintes efeitos:

• Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo;

• Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;

• Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis;

• Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem;

• Danos em estruturas montadas ou suspensas;

• Possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte;

• Fenómenos geomorfológicos causados por instabilização de vertentes associados à saturação dos solos, pela perda da sua consistência.

Medidas Preventivas e de Autoproteção:

O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente:

• Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível acumulação de neve e formação de lençóis de água nas vias;

• Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;

• Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;

• Proceder à colocação das correntes de neve nas viaturas, sempre que se circular nas áreas atingidas pela queda de neve;

• Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;

• Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte;

• Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.