Proteção Civil de Lamego promoveu workshop sobre o SIRESP

Mais de uma centena de pessoas participou no workshop dedicado à Rede Nacional de Emergência e Segurança (SIRESP) que decorreu esta quarta-feira no auditório do Centro Multiusos de Lamego. A iniciativa pretendeu criar um espaço de debate onde todos os envolvidos tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e sensibilizar para as funções que esta rede e os respetivos equipamentos possuem e que, por vezes, ainda permanecem desconhecidas, de modo a aumentar os níveis operacionais para enfrentar alguns constrangimentos. Marcou presença no encontro o Vice-Presidente da Câmara Municipal, António Alves da Silva.

A ação de sensibilização foi organizada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Lamego, em colaboração com o Centro de Operação e Gestão SIRESP do MAI, tendo como público-alvo agentes de Proteção Civil e entidades cooperantes que possuam equipamentos portáteis ligados na rede SIRESP, nomeadamente corpos de bombeiros, forças de segurança, forças armadas, Autoridade Marítima Nacional, Autoridade Nacional da Aviação Civil, INEM, Sapadores Florestais, Cruz Vermelha Portuguesa, ANEPC, ICNF e câmaras municipais. No final, foi unânime a opinião que devem estar em sintonia no correto manuseamento dos rádios da SIRESP e que é necessário incrementar o seu potencial de utilização, evitando situações registadas anteriormente.