Aviso à População n.º 11/2019: Perigo de Incêndio Rural - Medidas Preventivas

aviso popula

Situação Meteorológica:

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê-se um agravamento das condições meteorológicas para o risco de incêndio, sendo de destacar até 1 de setembro:

Sábado - 31 agosto

• Aumento da intensidade do vento com vento do quadrante oeste até 30 km/h, por vezes forte até 40 km/h na faixa costeira ocidental e nas terras altas, em especial a partir da tarde.
  • Humidade relativa do ar mantém-se baixa entre 20 e 30% no interior durante a tarde, com fraca recuperação noturna.
  • Pequena descida da temperatura máxima, ainda assim acima de 30 ºC nas do interior centro e norte.

Domingo – 01 setembro

• Vento do quadrante norte moderado até 30 km/h, nas terras altas (até 45 km/h) que será de Nordeste (NE) nas regiões Norte e Centro no final do dia.
  • Humidade relativa do ar mantém-se baixa entre 20 e 30% no interior, com fraca recuperação noturna.
  • Pequena descida da temperatura máxima, ainda assim em geral acima de 30 ºC nas regiões do interior centro. Condições atmosféricas propícias à introdução de comportamento errático em incêndios, dificultando o seu controlo, em especial no interior das regiões do centro.

Efeitos Expectáveis:

Em função da previsão das condições meteorológicas é expectável:

• Incremento do perigo de incêndio para valores muito elevados a máximos, na generalidade do território, determinados pelas condições meteorológicas acima expressas e pelo estado de secura da vegetação;
  • Aumento das ignições face à atividade humana junto dos espaços rurais.

Medidas Preventivas e de Autoproteção:

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Lamego (SMPC) recorda que durante o PERÍODO CRÍTICO (01 de julho a 30 setembro) é:

• PROIBIDO fazer Queimadas Extensivas.
  • PROIBIDO fazer Queima de Amontoados.
  • PROIBIDO utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito.
  • PROIBIDO fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.
  • PROIBIDO lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.
  • PROIBIDO fumigar ou desinfestar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.
  • PROIBIDO usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias de Risco Máximo. Evite o uso de grades de discos.
  • OBRIGATÓRIO usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.

O SMPC recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente através da adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, na utilização do fogo em espaços rurais, observando as restrições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANEPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.

Consulte aqui o Aviso à População n.º 11