COVID-19 | Comunicado da Autoridade de Saúde do ACES Douro Sul para Atuação Imediata | 19/03/2020

fique em casa lamegoA Assembleia da República aprovou ontem o decreto de declaração do estado de emergência que lhe foi submetido pelo Presidente da República com o objetivo de combater a pandemia de COVID-19, após a proposta ter recebido pareceres favoráveis do Conselho de Estado e do Governo.

Portugal está em estado de alerta desde sexta-feira, e o Governo colocou os meios de proteção civil e as forças e serviços de segurança em prontidão.

Neste momento desafiante para os portugueses, todos devem ser solidários e estar conscientes de que tem de se cumprir obrigações.

É neste sentido que o Serviço Municipal de Proteção Civil de Lamego apela, aos cidadãos do concelho para cumprir as medidas necessárias ao controlo da pandemia do COVID-19, nomeadamente na identificação de emigrantes que estejam de regresso por estes dias.

A Autoridade de Saúde de Lamego determina hoje, que todos os cidadãos que regressem do estrangeiro, permaneçam em isolamento profilático pelo período de 14 dias, a contar do dia da chegada, sendo esta determinação para Atuação Imediata.

Informamos os cidadãos que durante o período de isolamento, se tiverem sintomatologia respiratória (tosse, febre, dificuldade respiratória ou dores de cabeça), deverão ligar para a linha SNS 24 (808 24 24 24) e seguir as suas indicações.

Por favor tome cuidados. O seu regresso com descuido pode colocar em causa a saúde da própria família, vizinhos e comunidade em geral.