Aviso à População n.º 06/2021| RECOMENDAÇÕES DA PROTEÇÃO CIVIL PERIGO DE INCÊNDIO RURAL - MEDIDAS PREVENTIVAS

aviso popula

Situação Meteorológica:

De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA para as próximas dias:

• Humidade relativa: HRA baixa (inferiores a 30%), em especial no Norte, com recuperação noturna a diminuir gradualmente.
  • Hoje, vento do quadrante Norte, a soprar moderado (até 40 km/h) nas terras altas do Norte e Centro.
  • A temperatura máxima vai registar hoje valores entre 12°C e 26°C, com acentuada amplitude térmica, prevendo-se uma subida da temperatura para amanhã e domingo para valores entre 16ºC e 28ºC.

Acompanhe as previsões meteorológicas em www.ipma.pt

Efeitos Expectáveis:

• Em função da previsão da evolução das condições meteorológicas é expectável:
  • Vento de LESTE a partir do dia 27, com brisa durante a tarde e sendo moderado a forte até 40 km/h durante a noite e manhã nas terras altas o que potenciará a evolução dos eventuais incêndios rurais;
  • Humidade relativa BAIXA durante a tarde. Recuperação noturna a diminuir gradualmente;
  • Agravamento gradual dos índices de risco de incêndio motivado pela persistência de condições de tempo seco e baixa humidade relativa;
  • Condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais.

Medidas Preventivas:

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Lamego recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando a legislação em vigor, e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período, disponível junto dos sítios da internet da ANEPC e do IPMA, junto do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal e dos Bombeiros.

Acompanhe a evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível nos sítios da internet da ANEPC, do IPMA e do ICNF, ou junto dos Serviços Municipais de Proteção Civil e dos Corpos de Bombeiros.

Previsão dos próximos 3 dias: https://fogos.icnf.pt/sgif2010/riscoprint.asp?ddcc=1805

Consulte aqui o aviso completo.