Aviso à População n.º 09/2021| RECOMENDAÇÕES DA PROTEÇÃO CIVIL PERIGO DE INCÊNDIO RURAL - MEDIDAS PREVENTIVAS

aviso popula

Situação Meteorológica:

De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, nas próximas 48 horas, prevê-se um quadro meteorológico de teores baixos de humidade relativa do ar durante o período da tarde e aumento gradual dos valores de temperatura máxima na generalidade do território (exceto na faixa costeira), realçando-se os seguintes aspetos:

• Humidade relativa do ar com valores baixos, em especial no interior Norte e Centro.
  • Vento a predominar do quadrante leste nas terras altas, sendo moderado a forte até final da manhã e a partir do final da tarde.
  •  Aumento gradual do risco de incêndio em especial no Norte e Centro, até dia 17 de julho.

Acompanhe as previsões meteorológicas em www.ipma.pt | As medidas preventivas da saúde (calor) em www.dgs.pt

Efeitos Expectáveis:

Em função da previsão da evolução das condições meteorológicas é expectável o aumento gradual dos índices de risco de incêndio, que serão elevados no interior Norte e Centro. Condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais.

Medidas Preventivas e de Autoproteção:

O SMPC recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente através da adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, na utilização do fogo em espaços rurais, observando as restrições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANEPC e do IPMA, junto do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal e do Corpo de Bombeiros.

⚠PROIBIDO fazer Queimadas Extensivas SEM AUTORIZAÇÃO.

⚠ PROIBIDO fazer Queima de Amontoados SEM COMUNICAÇÃO PRÉVIA/AUTORIZAÇÃO.

⚠ PROIBIDO utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito.

⚠ PROIBIDO fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.

⚠ PROIBIDO lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.

⚠ PROIBIDO fumigar ou desinfestar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.

⚠ PROIBIDO usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias de Risco Máximo. Evite o uso de grades de discos.

⚠ OBRIGATÓRIO usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.

Acompanhe a evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível nos sítios da internet do IPMA e do ICNF, ou junto dos Serviço Municipal de Proteção Civil.

Previsão dos próximos 3 dias: https://fogos.icnf.pt/sgif2010/riscoprint.asp?ddcc=1805

Consulte o aviso aqui