Aviso à População n.º 06/2017 - Tempo quente e seco – Perigo de incêndio florestal
Informação Geral:
Na sequência da informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), verificar-se, previsivelmente, um período de tempo seco e subida de temperatura, para valores acima da média para esta época do ano.
Efeitos Expectáveis:
Estão reunidas condições favoráveis à propagação de incêndios rurais na eventualidade de se verificarem ignições do material lenhoso, uma vez que o país atravessa um já longo período de seca e, além disso, existe grande quantidade de material combustível acumulado e suscetíveis de arder rápida e violentamente nos espaços florestais.
Medidas Preventivas:
Face ao quadro meteorológico traçado e aos efeitos expectáveis que dele decorrem, torna-se imperioso adequar e ajustar os comportamentos individuais ao risco de incêndio florestal que irá vigorar ao longo dos próximos dias, bem como adotar as medidas cautelares apropriadas com vista a evitar ocorrências associadas a incêndios rurais.
O Serviço Municipal de Proteção Civil recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, não é permitido em todos os espaços rurais:
- Realização de queimadas, nem de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;
- Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;
- Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
- O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
- Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
- A fumigação ou desinfestação em apiários com utensílios que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.
O SMPC recorda, ainda, alguns dos cuidados especiais a ter face às condições meteorológicas previstas, nomeadamente no que toca à realização de trabalhos agrícolas e florestais:
- Manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras;
- Abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação;
- Guardar todo o cuidado com as faíscas aquando do seu manuseamento, evitando a sua utilização durante os períodos de maior calor.
O Serviço Municipal de Proteção Civil recomenda ainda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto do sítio da internet do IPMA, junto do Serviço Municipal de Proteção Civil, Gabinete Técnico Florestal e dos Bombeiros Voluntários de Lamego.
Para ver o Aviso à População emitido, clique aqui.
