Facebook   Twitter

Stop Vespa

Vespa velutina nigrithorax

Desde 2011 que está confirmada a presença da vespa velutina em Portugal, espécie não-indígena, predadora da abelha europeia. Os primeiros ninhos e avistamentos do inseto foram confirmados nos distritos de Braga e Viana do Castelo e, desde então, tem-se assistido a uma progressão gradual da área afetada no território nacional. Os modelos previsionais apontam para que, em Portugal, esta espécie possa vir a colonizar quase todo o território continental, em função da suscetibilidade ambiental.
De acordo com a Direção Geral da Saúde (DGS), a vespa velutina instala-se sobretudo em áreas urbanas e periurbanas. Por tratar-se de uma espécie carnívora e predadora de abelhas, configura uma ameaça à sustentabilidade da apicultura em território nacional, com eventuais consequências diretas na produção de mel e produtos relacionados, assim como na produção agrícola, por via da diminuição da polinização vegetal, ponderada a importância das abelhas melíferas nesta relevante função biológica. Constitui também um risco para as populações uma vez que no caso de sentirem os ninhos ameaçados, reagem de modo bastante agressivo, incluindo perseguições até algumas centenas de metros. O tratamento da picada requer os cuidados habituais para picada deste tipo de insetos.


Procedimento de atuação
Sempre que seja identificado um ninho de vespa asiática, não interfira com o mesmo.


Preencha o formulário (instruções) ou contacte o Serviço Veterinária Municipal, através do número 254656185.


Quando ocorre a destruição deficiente de um ninho as vespas sobreviventes irão tentar reconstruir mais ninhos contribuindo-se para disseminação da vespa asiática no Concelho. A destruição ineficaz de um ninho potencializa o comportamento defensivo e agressivo das vespas e coloca em perigo as populações. A vespa asiática demonstra uma elevada agressividade com a perturbação dos ninhos. A destruição dos ninhos deve ser realizada por pessoal especializado, devidamente protegido com equipamentos e conhecimentos específicos.

NUNCA tente proceder à destruição de ninhos de vespa asiática por conta própria!

A Câmara Municipal de Lamego tem pessoal especializado para proceder a eliminação de ninhos de vespa asiática contacte-nos e não interfira com estes.
Uma vespa asiática é tão agressiva como a vespa comum mas a perturbação do enxame com a destruição incorreta dos ninhos tem consequências graves.

vespa asiatica

A incorreta destruição dos ninhos pode resultar em:

  • Acidentes para o operador, por exemplo por ataque da colónia ao intruso;
  • Proliferação da colónia e surgimento de novos ninhos.

Fonte: Direção Geral da Saúde

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies. Política de Privacidade